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Whey protein é um suplemento alimentar?

Encontraremos, portanto, na composição do soro de leite adoçantes sintéticos, aromatizantes, corretores de acidez, espessantes e, às vezes, agentes clareadores.

Whey alimenta muitos debates entre atletas e fisiculturistas. Estes últimos questionam em particular a própria natureza desta proteína em pó. Alguns acreditam que é um produto de doping, enquanto outros argumentam que é um suplemento dietético. Em quem acreditar neste cenário? O soro contém ingredientes ativos? Fornece apenas nutrientes que podem ser encontrados em outros alimentos? Abaixo está a resposta para esta pergunta que muitas pessoas fazem.

Resumo

  • O que é soro de leite e para que serve?
  • O que contém soro de leite e proteína em pó?
  • Whey é realmente um suplemento dietético?

O que é soro de leite e para que serve?

Ao contrário da crença popular, a fabricação de proteína de soro de leite não é semelhante à fabricação de um medicamento. Aqui, os produtores simplesmente filtram o leite ou soro diretamente para se livrar da lactose e isolar a proteína do soro. Este líquido é particularmente rico em proteínas e possui um teor particularmente alto de aminoácidos essenciais e BCAAs. Etimologicamente, o termo “whey” refere-se às proteínas do soro. Por mau uso da linguagem, este nome tem sido usado para todas as proteínas em pó feitas de soro de leite.

Antes de continuar, lembre-se que whey não é doping como alguns iniciantes podem temer. Este produto não resulta de uma longa série de reações químicas e destaca-se das substâncias medicinais. Destina-se principalmente a atletas em boa saúde. Graças ao soro de leite, essas pessoas podem complementar sua ingestão de proteínas. Lembre-se de que uma ingestão suficiente de proteínas é crucial para progredir em qualquer esporte, seja de força ou resistência. Se isso não estiver claro, nosso artigo sobre por que tomar whey deve ajudar.

Os atletas que praticam corrida ou trail running têm todo o interesse em assimilar 20-25 g de proteína após o treino. Isso permitirá que ele melhore sua recuperação muscular e potencialize os efeitos do treinamento. Os entusiastas do fisiculturismo devem consumir entre 1,6 e 2 g/kg/d de proteína para otimizar o ganho de massa e maximizar a hipertrofia. A proteína de soro de leite e a proteína em pó atendem aos propósitos de ambos os perfis de atletas, fornecendo os nutrientes necessários aos músculos.

De qualquer forma, os treinos sempre serão fundamentais para o progresso do atleta de resistência ou entusiasta do fisiculturismo. O consumidor precisará se exercitar especificamente para ganhar massa muscular ou melhorar a resistência. Sob nenhuma circunstância a proteína de soro de leite pode ser o produto milagroso para progredir ou aumentar o desempenho.

O que contém soro de leite e proteína em pó?

Whey não é apenas composto de soro de leite. O soro desidratado tem um sabor bastante pronunciado, além de uma propriedade espumante excepcional. Os produtores, portanto, adicionam ingredientes diferentes para remediar essas características perturbadoras para os consumidores. Falaremos sobre aditivos no ambiente industrial. Essas substâncias não têm valor nutricional e não melhoram o desempenho físico. Eles destinam-se apenas a tornar o soro mais fácil de usar e mais propício à venda.

Encontraremos, portanto, na composição do soro de leite adoçantes sintéticos, aromatizantes, corretores de acidez, espessantes e, às vezes, agentes clareadores. Esses aditivos não fornecem mais aminoácidos ou BCAAs. Eles não melhoram a assimilação de proteínas. Essas substâncias melhoram a percepção do produto quanto ao seu sabor, textura ou aroma.

Embora esses compostos pareçam inofensivos, estudos tendem a provar que alguns deles estão envolvidos em vários distúrbios metabólicos, como obesidade ou diabetes. Os pesquisadores, portanto, pedem o maior cuidado em relação aos adoçantes e particularmente à sucralose. Esses ingredientes, com um forte poder adoçante, acostumariam suas papilas gustativas e seu cérebro a sabores excessivamente doces. Tal situação o levará a consumir mais açúcar em sua dieta diária, o que é rapidamente prejudicial à sua saúde.

Por outro lado, a adição dessas substâncias aumenta os riscos de contaminação com substâncias dopantes. O produto final pode conter, em particular, vestígios de hormônios de crescimento, como esteróides. Whey pode, portanto, em última análise, ser doping.

Apesar das últimas descobertas científicas evidenciarem os efeitos perversos dos aditivos, seu uso é autorizado sob controle. No entanto, desaconselhamos a escolha de pós de proteína carregados com aditivos. Melhor escolher um soro de qualidade certificado sem aditivos.

Whey é realmente um suplemento dietético?

Se consumir whey não corresponde a doping, podemos considerar esta proteína em pó como um suplemento alimentar? Em essência, sim! Este é realmente o caso. Por si só, este pó de proteína não melhora seu desempenho físico, ganho de peso ou resistência. Mais uma vez, apesar das suas propriedades de recuperação muscular, o esforço físico e a intensidade dos seus treinos estão no centro dos efeitos benéficos atribuídos ao whey protein.

A proteína em pó é verdadeiramente um suplemento dietético no sentido de que complementa sua dieta. Whey fornece ao corpo proteínas de alta qualidade, essenciais para complementar a ingestão proteica dos atletas. Assim, o atleta consegue otimizar sua recuperação muscular ou seu ganho de massa. Aminoácidos essenciais e BCAAs assimilados mais rapidamente e em maior concentração do que em uma dieta convencional, serão essenciais para que o anabolismo e o catabolismo muscular ocorram nas melhores condições. Tomado após o exercício, isso otimizará os resultados do seu treinamento.

Dito isto, do ponto de vista legal, as autoridades competentes recusam-se a reconhecer o soro de leite como suplemento alimentar. É considerado um alimento como qualquer outro. Como tal, não está sujeito a regulamentações específicas que não as que regem os produtos lácteos. No entanto, concentrado, isolado e hidrolisado de soro de leite não são produtos alimentícios comuns. O seu consumo exige uma certa vigilância.

Para completar sua leitura, dê uma olhada no nosso artigo sobre: Quando tomar seu shaker de soro de leite?

O consumo excessivo de soro de leite e proteína em pó pode eventualmente prejudicar a saúde do atleta. Sem um programa de treino adequado, bem como uma alimentação saudável e equilibrada, esta abordagem não terá um efeito positivo. O atleta deve estar absolutamente bem informado e bem cercado para atingir seus objetivos. Isso permitirá que ele desenvolva um programa de nutrição saudável que não coloque em risco seu corpo e sua saúde. 

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