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Como eliminar os pensamentos negativos?

A constante crítica de si mesmo e dos outros e a tendência de sempre ver falhas em si mesmo e nos outros. É muito importante observar nosso diálogo interno e ver quando nos flagelamos porque não atendemos às nossas próprias expectativas

Todos os seres humanos compartilham essa experiência comum de ter pensamentos negativos intrusivos que nos pegam de surpresa e se infiltram em nossas mentes. É por isso que é muito importante aprender a evitar a proliferação de pensamentos negativos em nossa cabeça e aprender a eliminar os pensamentos negativos.

  • 1 Estratégias para eliminar pensamentos negativos
  • 2 Existem tipos de pensamentos negativos?

Estratégias para eliminar pensamentos negativos

Se queremos aprender a lidar com eles, temos que começar aprendendo a afastar esses pensamentos negativos. Caso contrário, muitos casos de depressão e ansiedade são baseados nessa linguagem interna destrutiva ou tóxica que arruína nossas vidas e nos faz experimentar emoções negativas e humores deprimidos.

Uma das estratégias mais utilizadas na psicologia é a reestruturação cognitiva , que envolve reestruturar a maneira como pensamos e mudar as mensagens que damos a nós mesmos.

A reestruturação cognitiva baseia-se na seguinte fórmula: o que eu PENSO me faz sentir de uma certa maneira e me faz agir de uma certa maneira .

Em suma, trata-se de mudar o que dizemos a nós mesmos por frases ou pensamentos que, em vez de nos fazer sentir mal, nos fazem sentir bem. Se, por exemplo, digo a mim mesmo “sou inútil”, é uma frase que me fará sentir mal, me fará sentir inválido, fracassado, deprimido e frustrado. Em vez de dizer isso a mim mesmo, posso dizer a mim mesmo “eu falhei naquela época” e isso em si é uma frase que não me faz sentir tão mal e apenas afirma fatos que são verdadeiros “falhei”, mas que não Não preciso me julgar negativamente e brigar.

Outra estratégia que funciona muito bem para diminuir a intensidade dos pensamentos negativos é a prática do mindfulness , feita com regularidade e consistência. A atenção plena aos pensamentos é uma das técnicas mais eficazes nesse sentido

Por fim, a técnica da gaveta é altamente recomendada e consiste em uma visualização pela qual armazeno o pensamento intrusivo em uma gaveta cada vez que ele aparece. Visualizo como abro a gaveta, como coloco o pensamento na gaveta e o classifico na gaveta, e como fecho a gaveta. Assim que fecho a gaveta em que o pensamento estava, esqueço-o e sigo em frente.

Existem tipos de pensamentos negativos?

Se você iniciou o caminho do desenvolvimento pessoal, com certeza iniciou o caminho do autoconhecimento e isso o levou a se observar, observar seus padrões de comportamento e observar o tipo de pensamentos que mais se repetem em sua mente.

Se você quiser saber o que é crescimento pessoal , neste artigo você encontrará várias técnicas e ferramentas úteis que você pode ler sobre esse tópico.

No quadro do percurso de crescimento pessoal, e no que diz respeito à capacidade de auto-observação, e mais particularmente à observação de pensamentos que nos prejudicam, destacam-se os seguintes pensamentos negativos como sendo os mais característicos ou os mais frequentes:

Pensamento dicotômico, tudo ou nada ou pensamento preto ou branco. Esse tipo de pensamento nos leva ao extremismo e à radicalização e dessa forma sofremos desnecessariamente porque vemos a vida em extremos e nos afastamos do meio-termo.

Medo do julgamento dos outros e dos pensamentos que bombardeiam nossas mentes com o tipo de julgamento interno que fazemos de nós mesmos em busca de validação externa.

A necessidade de controlar tudo e nunca falhar, de ter tudo perfeito e nada falhar. Esse pensamento geralmente vem à mente sob um constante bombardeio de autoexigência e autocensura quando falhamos e cometemos um erro.

Maximizando o negativo e vendo tudo preto, com pensamentos catastróficos e que tudo vai dar errado. Nós tendemos a sempre ver o lado negativo das coisas e favorecer o drama e a negatividade.

A constante crítica de si mesmo e dos outros e a tendência de sempre ver falhas em si mesmo e nos outros. É muito importante observar nosso diálogo interno e ver quando nos flagelamos porque não atendemos às nossas próprias expectativas.

Os pensamentos pelos quais chafurdamos no drama, na vitimização, no “pobre de mim”, em “como isso pode acontecer comigo” e em constante flagelação. Se você gostou deste artigo, não hesite em nos contar suas impressões.

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