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Whey protein, whey isolado, proteínas vegetais, o que escolher?

Embora esses nomes sejam comuns na web, esteja ciente de que esses nomes não estão sujeitos a nenhuma regulamentação legal real.

Como você deve ter notado fazendo algumas pesquisas, a proteína de soro de leite vem em muitas variedades. Às vezes chamados de concentrado de soro de leite, isolado de soro de leite ou mesmo hidrolisado de soro de leite, esses nomes diferentes às vezes causam problemas entre os entusiastas do fisiculturismo e os entusiastas dos esportes de resistência.

Hoje, propomos esclarecer todas essas denominações e como escolher um soro de leite adaptado aos seus objetivos. Esta informação irá ajudá-lo a escolher entre esses diferentes tipos de soro de leite. E como bônus, apresentaremos aos veganos proteínas em pó à base de plantas.

Resumo

  • Soro de leite cru, isolado e hidrolisado: quais são as diferenças?
  • O que escolher entre soro de leite, isolar e hidrolisar?
  • E o whey à base de plantas?

Soro de leite cru, isolado e hidrolisado: quais são as diferenças?

Embora esses nomes sejam comuns na web, esteja ciente de que esses nomes não estão sujeitos a nenhuma regulamentação legal real. Assim, os produtores não precisam atender a requisitos específicos para atribuir aos seus produtos as designações de “concentrado”, “isolado” ou “hidrolisado”. No entanto, eles fornecem pistas sobre o processo de fabricação, como você descobrirá.

Em geral, todos os soros são obtidos por filtração do soro, uma fração do leite após a coagulação da caseína (para fabricação de queijos) ou do leite diretamente, para isolar as proteínas. Leia este artigo para saber mais sobre a diferença e a escolha entre soro de leite e caseína.

De volta ao tópico. A microfiltração e a ultrafiltração removem principalmente lactose e lipídios. Este processo permite recuperar o soro puro, rico em proteínas e altamente digerível, que ainda terá de ser seco. Com uma filtração moderadamente avançada, este processo permite obter um soro concentrado (concentrado em inglês). Este soro de qualidade básica ainda contém lactose e gorduras. 

Para a preparação do isolado de soro de leite, os fabricantes utilizam uma filtragem mais avançada, garantindo uma taxa de proteína em torno de 80/85%. O produto acabado conterá pouca ou nenhuma lactose ou gordura. 

Para o hidrolisado de soro de leite, a filtração é ainda mais importante, e a concentração de proteína é em torno de 90%. Além disso, as proteínas são desnaturadas, parcialmente hidrolisadas, ou seja, pré-digeridas. Este produto distingue-se, portanto, pela velocidade de assimilação das proteínas, apontada como ainda mais rápida do que para o isolado. Em princípio, portanto, o corpo eliminará os aminoácidos ainda mais rapidamente. Para nós, o hidrolisado, que é um produto processado, e muito mais caro que o isolado, possivelmente é destinado a fisiculturistas de altíssimo nível, mas não oferece nenhum valor agregado em relação a um isolado.

Nota: os nomes whey concentrado, whey isolado e whey hidrolisado tendem a ser cada vez menos utilizados. De fato, esses nomes perdem o significado com soro de leite sem aditivos. Estes têm que ser misturados com outros ingredientes que “diminuam os valores de proteína”, em comparação com os aditivos, que são usados ​​em volumes muito baixos. Na Protéalpes, por exemplo, o soro cru corresponderia, na verdade, ao isolado. No entanto, como o soro de leite é misturado com ingredientes naturais não processados, a designação “isolado” não seria mais consistente no produto acabado.

Em relação ao processamento do soro, observe que quanto mais cru o soro, mais ele tenderá a espumar devido às propriedades espumantes das proteínas do leite. Confira este artigo para saber se deve beber espuma de soro de leite !

O que escolher entre soro de leite, isolar e hidrolisar?

É difícil para nós favorecer uma categoria de soro em detrimento de outra. A suplementação é também uma questão de objetivo, orçamento e sensibilidades. Neste sentido, todos acabarão por fazer a sua escolha de acordo com as suas necessidades e aspirações. Ainda assim, como regra geral, o soro de leite cru já possui todas as qualidades para ser um excelente pó de proteína. De fato, apresenta uma alta taxa de proteína com um excelente perfil de aminoácidos, alto teor de BCAA e alta biodisponibilidade.

O hidrolisado é frequentemente evitado por atletas e entusiastas do culturismo. Esta situação não se deve apenas a um preço muito mais elevado. Alguns estão justamente preocupados com o impacto do processo de fabricação no produto. O hidrolisado, ao contrário de um isolado de soro de leite, passou por uma transformação antes de ser comercializado. Portanto, não estamos mais na presença de um produto natural, apenas filtrado e depois desidratado. A mudança para hidrolisado também é acompanhada pela adição de muitos aditivos, para garantir uma mistura ideal e mascarar o sabor muito acentuado deste produto.

Você não fez sua escolha? Estes 3 artigos devem ser capazes de esclarecer você:

E o whey à base de plantas?

Os pós de proteína à base de plantas estão no mercado há alguns anos. Essas proteínas não são “whey” porque não vêm do leite. São uma boa alternativa para veganos, que buscam suplementação proteica sem origem animal. 

Dito isso, além da comunicação “verde” veiculada pelas marcas, as proteínas vegetais não são necessariamente melhores para o meio ambiente ou para o consumidor. Os baixos rendimentos levam alguns produtores a recorrer às culturas OGM, e os processos de fabricação são menos conhecidos do que os do soro de leite. Com efeito, os produtores guardam zelosamente o sigilo sobre as várias etapas da preparação deste pó sem proteínas animais. Infelizmente, os métodos geralmente dependem do uso de solventes químicos para extração de proteínas.

Por fim, as proteínas vegetais fornecem aminoácidos menos adequados para a suplementação pós-exercício, com menor ingestão de BCAAs e aminoácidos essenciais. 

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