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Por que escolher um soro de leite sem aditivos e sem adoçantes?

À primeira vista, os aditivos não alteram a composição do soro de leite, uma vez que os aminoácidos e os BCAAs ainda estão presentes.

O Whey é frequentemente apresentado como o suplemento alimentar essencial para progredir na prática de musculação ou outros desportos, mesmo de resistência. Sendo essencialmente composto de proteína de soro de leite, este pó é altamente digerível. Aminoácidos essenciais e BCAAs são assim rapidamente encontrados no sistema sanguíneo. Apesar das inegáveis ​​qualidades nutricionais deste produto, os especialistas às vezes aconselham os atletas a não consumirem soro de leite, pois muitas vezes contém aditivos e adoçantes. Devemos evitar absolutamente essas substâncias? A resposta abaixo!

Resumo

  • Aditivos, adoçantes: o que são?
  • Por que fugir dos soros contendo aditivos e adoçantes?
  • Whey sem aditivos e sem adoçantes: a garantia de uma qualidade excecional
    • Nos sources

Aditivos, adoçantes: o que são?

Aditivos são substâncias que são adicionadas a qualquer preparação para dar um determinado aroma, sabor ou até mesmo uma textura específica. Na indústria alimentícia, eles não têm valor nutricional, mas determinam o aroma ou sabor do produto acabado. Os adoçantes (aspartame, sucralose, acessulfame k, etc.) são, por exemplo, aditivos que possuem um poder adoçante extremamente poderoso.

Na fabricação de soro de leite, os aditivos podem servir a muitos propósitos. Em proteínas em pó, espessantes, surfactantes como lecitinas melhoram de alguma forma a textura do soro de leite. À primeira vista, os aditivos não alteram a composição do soro de leite, uma vez que os aminoácidos e os BCAAs ainda estão presentes. Além disso, não afetarão, a priori, o programa nutricional do atleta. Mas então, escolher um soro de acordo com a presença ou ausência de aditivos tem algum interesse para o seu progresso?

Por que fugir dos soros contendo aditivos e adoçantes?

Considerando as funções dos aditivos, eles podem parecer perfeitamente inofensivos. No entanto, ninguém pode dizer que é assim. Essas substâncias são produtos naturais transformados, ou totalmente sintéticos, resultantes da indústria química.

Mas se você leva a sério sua nutrição e sua preparação esportiva , é melhor não deixar muito ao acaso, certo? Mas hoje, embora autorizado na Europa e na França, os impactos a longo prazo desses aditivos na saúde humana e no meio ambiente não são totalmente conhecidos. Além disso, os metabólitos (produtos resultantes do metabolismo humano, após o consumo), também não são todos conhecidos, e podem apresentar perigos em caso de exposição prolongada. 

Entre os adoçantes usados ​​na indústria alimentícia, os pesquisadores estavam particularmente interessados ​​na sucralose. Esta substância é na verdade a mais utilizada na indústria de soro de leite e outras proteínas em pó. Os estudos “Sucralose afeta respostas glicêmicas e hormonais a uma carga oral de glicose” 1 e “Sucralose, um adoçante organoclorado sintético: visão geral de questões biológicas” 2 apresentam os potenciais efeitos adversos dos adoçantes no metabolismo e na saúde. Em particular, foi relatado que a sucralose afeta a resposta glicêmica e insulínica e a microbiota intestinal. Por enquanto, paira a dúvida sobre o envolvimento dos adoçantes em doenças metabólicas como diabetes e obesidade.

De qualquer forma, consumir soro de leite carregado de adoçantes é um jogo perigoso para atletas e praticantes de fitness e musculação. O sabor doce proporcionado por esses aditivos é até 700X mais doce que a sacarose (açúcar), para uma dose igual. O consumo regular “engana” o cérebro e acostuma-o a sabores particularmente doces, ao passo que, paradoxalmente, não há consumo de açúcar, pois o consumidor terá escolhido um soro de leite “sem açúcar”!

Irremediavelmente, este procurará alimentar-se com produtos cada vez mais doces, na sua dieta clássica, ou nos seus suplementos nutricionais. Este círculo vicioso o levará a consumir cada vez mais produtos adoçados, ou então a carregar açúcar (sacarose), o que irá arruinar seu programa de treinamento de uma forma ou de outra.

Ressalta-se também que os aditivos são, em sua maioria, derivados de processos químicos. A sucralose corresponde, por exemplo, a uma molécula de sacarose à qual foi enxertado um átomo de cloro. Essas adições são sintéticas e, portanto, levam a moléculas que não são encontradas em nenhum lugar dos organismos vivos. Não vamos nem mencionar o caso dos aditivos derivados de OGM, como pode ser o caso da lecitina de soja.

Whey sem aditivos e sem adoçantes: a garantia de uma qualidade excecional

Whey é, em essência, um suplemento alimentar natural com notáveis ​​propriedades nutricionais. Portanto, é uma pena alterar seus efeitos benéficos no corpo adicionando aditivos. Ao melhorar a ultrafiltração e a microfiltração do leite, também é possível melhorar a textura e o sabor do soro de leite. Ao oferecer um produto sem aditivos e sem adoçantes, com bom gosto e textura agradável, tudo naturalmente, a marca comprova seu desejo de oferecer proteínas de primeira qualidade aos consumidores.

Para reconhecer esses produtos excepcionais, os interessados ​​devem consultar a lista de ingredientes. Opte pelo whey com o mínimo de ingredientes possível e, sobretudo, certificado sem aditivos. Além disso, cuidado com os pós de proteína com adoçantes naturais, como glicosídeos de esteviol (Stevia). Para extrair essas substâncias, os fabricantes utilizam solventes químicos e, na maioria dos casos, serão misturados com adoçantes (sucralose, aspartame, etc.).

Se procura um soro de leite sem açúcar, terá, portanto, que resolver tomar um soro de leite sem adoçantes … e, portanto, sem sabor adocicado. Esteja ciente, no entanto, de que você pode melhorar o sabor do seu shaker de soro de leite sem recorrer a adoçantes. Para fazer isso, você pode ocasionalmente misturar soro de leite com uma fonte natural de carboidratos. Por exemplo, você pode misturar o soro de leite em um leite vegetal, como aveia ou leite de coco, ou adicionar açúcar integral, manteiga de amendoim, mel ou xarope de bordo, favorecendo ingredientes naturais com índice glicêmico relativamente baixo.

Os aditivos são muito comuns em medicamentos. Por outro lado, no caso das proteínas em pó, elas têm um impacto muito maior do que quando são consumidas como parte do tratamento medicamentoso. De fato, o soro de leite é um produto de conforto, destinado a ser consumido por meses ou até anos, desde que você queira fortalecer seus músculos, manter sua massa muscular ou se recuperar de forma mais eficaz. Esta ingestão a longo prazo é diferente e, portanto, aumenta os riscos explicados acima.

Você é um corredor? Você está se preparando para uma maratona ou é mais fã dos 100m? Nosso artigo sobreVocê deve tomar whey antes do treino? para corredores é para você!

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