The-sky-is-not-the-limit-Universe-in-2022-768x432

O céu não é o limite! | Universo em 2022, cometa raro, opala em Marte e +

Na primeira semana de 2023, notícias sobre o cometa C/2022 E3 (ZTF) empolgaram os astrônomos… do hemisfério norte. Pois é, infelizmente aqui, no hemisfério sul, não poderemos observar a rara passagem do objeto que talvez nunca mais se aproxime da Terra.

A exploração espacial também esteve em destaque, com os planos da China de conquistar um pedacinho da Lua para chamar de seu e a descoberta de opalas preciosas em Marte. Confira abaixo essas e outras novidades.

Mudanças no universo em 2022

Em 2022, o universo passou por mudanças muito pequenas para escalas astronômicas, mas impressionantes para nós, meros mortais. Por exemplo, nosso Sol perdeu cerca de 1017 kg de massa devido a reações nucleares internas. É muito pequeno para a nossa estrela, mas faz com que a Terra se afaste lentamente do Sol.

Durante o período de 12 meses, o Sol também se torna mais quente e 0,0000005% mais luminoso. Além disso, cerca de 5 novas estrelas de baixa massa se formam na Via Láctea e 50 milhões de supernovas explodem em todo o universo. Existem muitas outras curiosidades que você pode conferir no link abaixo.

• Leia a história completa em: O que aconteceu com o universo em 2022?

Três dimensões de tempo para superar a velocidade da luz

Um novo estudo trabalhou com a possibilidade de algo viajar mais rápido que a luz (como partículas hipotéticas chamadas táquions, por exemplo) e chegou a algumas conclusões fascinantes sobre uma possível nova teoria do espaço-tempo.

Essa teoria não substituiria as ideias de Albert Einstein, mas as complementaria, usando a noção de que viajar mais rápido que a luz revelaria um universo completamente diferente, com uma dimensão espacial e três dimensões temporais. Viajando a velocidades superluminais, poderíamos ter partículas circundantes viajando simultaneamente ao longo de vários caminhos.

• Leia a história completa em: Velocidade da luz pode ser superada com três dimensões de tempo

Cometa retorna à Terra após 50.000 anos

A última vez que o cometa acima se aproximou do Sol, passando perto da Terra, foi quando a humanidade fez seus primeiros assentamentos habitacionais. O objeto, que vem da distante e misteriosa Nuvem de Oort, pode nunca mais retornar à nossa vizinhança.

Em fevereiro de 2023, o C/2022 E3 (ZTF) estará o mais próximo possível da Terra, a cerca de 43 milhões de km de distância. Não poderemos observá-lo no Hemisfério Sul e os habitantes do Norte precisarão de binóculos ou telescópios domésticos para encontrá-lo.

• Leia a história completa em: Cometa visto há 50.000 anos se aproxima da Terra – talvez pela última vez

Cientistas encontram opala preciosa em Marte

O rover Curiosity encontrou fraturas no leito de um antigo lago marciano, onde existia água líquida há bilhões de anos. Nessas fissuras, as rochas parecem ser ricas em opalas preciosas, formadas pela interação de rochas ricas em sílica e água.

Segundo estimativas da equipe que fez a descoberta, a água que ajudou a formar as opalas seria muito mais recente do que se acreditava ser a data em que os lagos marcianos secaram completamente. Em outras palavras, ainda existia água na Cratera Gale (onde fica o Curiosity) muito depois que o lago supostamente havia evaporado. Consequentemente, a vida que talvez se formou nestes lados poderia ter durado um pouco mais do que o previsto anteriormente.

Sonda Juno falha em Júpiter, mas funciona bem

A sonda Juno falhou em retornar dados de Júpiter e da lua Io enquanto fazia seu 47º sobrevôo do gigante gasoso. Os cientistas acham que o problema ocorreu devido às interações da espaçonave com a intensa radiação na magnetosfera do planeta.

O acesso à memória do computador de bordo foi cortado e os controladores da missão colocaram o Juno em modo de segurança. Quando o link com a espaçonave foi recuperado, a NASA reiniciou o download dos dados, que, aparentemente, não foram perdidos durante a falha.

• Leia a notícia completa em: Sonda Juno enfrenta falha após o 47º sobrevôo de Júpiter