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A dieta crononutrição: vantagens e desvantagens

Esse tipo de dieta que consiste em comer levando em consideração as variações do metabolismo do corpo que dependem do horário da refeição

Você já ouviu falar em crononutrição  ? Esse tipo de dieta que consiste em comer levando em consideração as variações do metabolismo do corpo que dependem do horário da refeição? Sim, os alimentos não são assimilados da mesma forma dependendo da hora do dia em que são consumidos. Para melhor avaliar este tipo de dieta, convidamos você a descobrir suas vantagens e desvantagens.

Índice [ ocultar ]

  • 1 O que é crononutrição?
  • 2 O princípio da crononutrição 
  • 3 Os benefícios da crononutrição
  • 4 Desvantagens da crononutrição

O que é crononutrição?

Crononutrição é uma dieta inventada em 1986 pelo doutor Alain Delabos. Baseia-se no princípio de que os alimentos não são assimilados pelo organismo da mesma forma, dependendo do momento em que foram ingeridos. Por exemplo, os lipídios não são armazenados pelo corpo pela manhã , mas sim à noite. Portanto, é necessário consumir os diferentes grupos de alimentos de acordo com as horas do dia.

Em um mundo onde tudo anda a 160 quilômetros por hora, a comida se torna apressada e desorganizada. A dieta crononutritiva permite então organizar-se de forma a alimentar-se de forma inteligente. Não é apenas uma dieta, mas também uma maneira de comer.

O princípio da crononutrição 

Você deve saber que, com a dieta crononutritiva, nenhum alimento é proibido, exceto alimentos industrializados contendo aditivos e produtos lácteos de difícil digestão. Você pode comer qualquer tipo de alimento, basta saber a que horas do dia fazê-lo. O rigor a ter é poder respeitar os horários das refeições e garantir que haja pelo menos quatro horas de intervalo entre cada refeição. 

De manhã, escolha uma refeição saudável  : coma muita proteína e frutas. É possível consumir manteiga, queijo e até pegar a fatia de bolo que você nega a si mesmo porque tem medo das consequências.

No almoço, faça uma única refeição composta por amidos e proteínas, seguida de uma sobremesa leve. Batatas assadas com costeletas de cordeiro, por exemplo.

O lanche ou lanche tem um lugar muito importante na dieta crononutritiva. Isso evitará que você coma o máximo possível e o ajudará a aguentar até o jantar. Frutas secas e até chocolate amargo podem ser consumidos. O chocolate amargo deve ser tomado em porções de no máximo 30g e principalmente escolher 70%.

Seu jantar deve ser leve. Evite qualquer coisa com gordura, açúcar e alimentos ricos em amido. Aposte nos vegetais o máximo possível. Uma sopa de legumes, por exemplo, acompanhada de carne magra fará o truque. 

Com a dieta crononutrição, você tem direito a duas refeições por semana para relaxar. Você poderia então consumir refeições que não seguem a regra da dieta crononutrição.

Portanto, não se prive de um restaurante com amigos ou namoradas. Mime-se com a festa de aniversário para a qual foi convidado. Atenção, é importante que essas duas refeições sejam feitas em dias diferentes e principalmente que haja pelo menos um dia de intervalo entre as duas refeições.

Os benefícios da crononutrição

A dieta crononutrição tem vantagens e desvantagens a serem observadas. Quanto aos benefícios: 

  • Tem um efeito mais positivo na perda de peso.
  • Ajuda a prevenir vários problemas de saúde, como acidentes cardiovasculares e doenças crônicas.
  • Método natural e não privativo que permite consumir qualquer tipo de alimento. Não tem nada a ver com dietas radicais.
  • Método livre de frustrações, pois é mais um reequilíbrio alimentar baseado na alimentação de acordo com o tempo.
  • Graças a este método, você pode refinar sua figura facilmente e alcançar um peso estável por um longo período de tempo. Isso é possível porque você não armazena mais gordura. Essa gordura é usada diretamente como energia devido à hora do dia em que a refeição que a contém foi consumida.
  • Com a dieta crononutrição, não há efeito ioiô que ocorre com dietas restritivas.
  • Método ideal para uma melhor saúde do organismo. De fato, ajuda o bem-estar geral do corpo, melhorando a qualidade do sono, equilibrando a produção hormonal, facilitando o trânsito intestinal, etc.

Desvantagens da crononutrição

Tem muitas vantagens, mas algumas desvantagens também podem ser observadas.

  • A dieta crononutrição infelizmente não se destina a todos os perfis. É uma forma de comer melhor, de adotar bons hábitos alimentares diários. Assim, a perda de peso é gradual e quem deseja perder peso rapidamente deve optar por outro tipo de dieta para atingir seus objetivos.
  • É preciso rigor e paciência no dia-a-dia . Aprender a planejar bem suas refeições e cumpri-las é uma das condições essenciais para o sucesso da dieta crononutritiva.
  • As refeições podem parecer monótonas, pois consistem em um único prato. É preciso criatividade para montar refeições interessantes.
  • A quantidade de proteína nesta dieta pode ser bastante elevada para perfis com problemas renais.

A crononutrição é um método de dieta baseado muito mais no bem-estar geral do que na perda de peso. No entanto, pode apresentar certos distúrbios de acordo com a pessoa que adota este método. Portanto, é recomendável fazer um exame de sangue após três meses para determinar se esse modo de alimentação é adequado para você e não tem impacto na sua saúde.

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